O bebê sente o que a mãe sente?

Sim, o bebê consegue sentir que as emoções da mãe estão mudando, porém é tudo um pouco mais complexo que do que simplesmente sentir ou não que ela está triste ou com raiva.


O bebê recebe pelo cordão umbilical tudo que precisa para sua existência, é por ali que ele se alimenta e respira e é pelo cordão umbilical também que o bebê recebe doses de alguns hormônios como o cortisol (hormônio do estresse), a adrenalina (hormônio das emoções fortes) e a serotonina (hormônio da felicidade). Em momentos em que a mãe passa por emoções mais fortes, as doses desses hormônios recebidos pelo bebê são maiores e por isso ele, de fato, sente que há algo diferente acontecendo.


Porém, é importante lembrar de algumas coisas: Primeiro, o bebê, apesar de por volta das 26 semanas conseguir ouvir os sons externos, não tem capacidade cognitiva de compreender o que está acontecendo do lado de fora então um susto assistindo um filme se suspense ou uma


briga é percebida pelo bebê da mesma forma. Basicamente, seu bebê consegue saber se você está irritada, estressada ou triste, mas não irá se sentir rejeitado por isso por não ter maturidade cognitiva e emocional pra pensar nisso.

Isso não significa que o bebê não seja afetado diretamente pelas emoções maternas, apenas que ele


não compreende o que está acontecendo. Porém altos níveis de estresse são, comprovadamente, razões de nascimentos prematuros e baixo peso ao nascer.


É importante que gestantes expostas a altos níveis de estresse busquem acompanhamento psicológico e acolhimento de pessoas que a compreendam, podendo ser amigos ou outras gestantes. E em momentos de raiva, medo ou qualquer outra emoção negativa,a gestante deve conversar com o seu bebê, explicar a ele o que está sentindo e o porquê. Apesar do bebê não ter capacidade cognitiva pra compreender o que está sendo dito, ela vai se acalmar e os níveis de cortisol e adrenalina liberados no útero irão diminuir.

Espero que o texto tenha sido útil!




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O melhor jeito de começar esse post é explicando o que significa perinatal. Peri = Em torno de Natal = Nascimento Um psicólogo perinatal, é aquele profissional que cuida de todo em torno do nascimento