Gravidez é transição, construção e caminho

Sabemos que na nossa vida passamos por alguns momentos de transição, como por exemplo, a adolescência que é transição entre a infância e a vida adulta. Quando falamos especificamente sobre e para mulheres temos que destacar três momentos mais importantes de transição: a adolescência, a gestação e a menopausa. Aqui, hoje, nós vamos conversar sobre a gestação.

Alguns autores defendem a gestação como período de crise, eu prefiro seguir por outro lado e defender a gestação como período de transição, construção e caminho.

Transição, pois durante algumas semanas todo um círculo social ganha um novo papel e se transforma em algo novo, mesmo em caso de famílias onde aquela não é a primeira gestação. A avó de um neto, não é a mesma avó de dois, assim como a mãe de dois já não é a mesma que era mãe de apenas um.

Construção porque nossa ideia de maternidade é nada mais do que uma construção social, e, além disso, precisamos construir a nossa própria maternidade, considerando não só os ambientes social, econômico e cultural, mas também nossa história, experiências e individualidade. E aí entramos no caminho.

Gravidez é caminho, e mais que isso é início de rota, de trilha. Gerar um filho, seja o primeiro ou o quarto, é recalcular toda a rota da vida, você não precisa mudar o destino, mas precisará mudar a forma de chegar lá.

O trilhar materno é longo e contínuo e precisa começar ainda na gestação, ou você acaba tendo que recalcular a rota muitas vezes e é por isso que eu estou aqui, pra te ajudar a criar seu próprio caminho e segui-lo com a segurança de que você fará sempre o melhor possível.

Aproveite esse momento em que todo seu corpo está em processo de transformação, não só física, mas também emocional e neurológica para se preparar de forma completa para o seu novo trilhar, mais do que adaptar sua casa para a chegada do novo morador, prepare-se integralmente para a caminhada que te espera.

Não se esqueça, a mulher que começa a caminhada não é a mesma que termina, mas ela ainda existe.

Faça uma caminhada segura!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O melhor jeito de começar esse post é explicando o que significa perinatal. Peri = Em torno de Natal = Nascimento Um psicólogo perinatal, é aquele profissional que cuida de todo em torno do nascimento