Como lidar com o ciúmes do irmão mais velho?

A casa toda está se preparando para a chegada do novo bebê, a família toda orbita em torno daquela nova criatura que, apesar de nunca ser vista, está o tempo inteiro no centro das atenções. E existe ali, uma outra pessoa, que estava acostumada aos holofotes, em ser o protagonista e que em breve vai precisar dividir tudo, incluindo os pais (ou algumas vezes só um dos dois). Como fazer para que essa transição não seja tão dolorosa para o primogênito e para os pais?
Na Gestação
Seja honesta, explique ao filho mais velho que o bebê vai precisar de um pouco mais de atenção no começo, mas que aos poucos as coisas vão se equilibrar.
Incentive a criança a interagir com o bebê na barriga. Convide-a a sentir os movimentos e a conversar com o bebê.
Não permita que outros adultos incentivem o ciúme e a rivalidade, e JAMAIS seja o adulto a incentivar.
Frases como "Vai perder o reinado", "Agora vai ter que dividir isso e aquilo" só atrapalham o vínculo familiar
Entenda que o ciúmes não pode ser visto como algo fofo ou bonitinho, pois é uma experiência de dor e sofrimento para a criança
Quando o bebê nascer
Inclua a criança na rotina do bebê, respeitando sua maturidade emocional e cognitiva.
Não crie rivalidade. Jamais diga ao seu filho mais velho que o irmão é "bonzinho" enquanto ele estiver demonstrando ciúmes
Respeite o tempo da criança, nem sempre ela vai estar aberta a interação com o novo membro
Entenda, você não precisa se culpar por precisar dar mais atenção ao recém-nascido num primeiro momento, porém não deve jamais fazer que a criança mais velha sinta que está perdendo espaço ou sendo castigada por não se comportar de determinada maneira. Faço o que for possível dentro da sua realidade de vida e tenha certeza que aos poucos as coisas vão ficar mais naturais para sua família.